ESTÁGIO

Home / ESTÁGIO

PERGUNTAS FREQUENTES:

Ainda com dúvidas? Confira as perguntas e respostas mais comuns!

Você quer saber mais sobre estágios?

Com base na Legislação vigente no Brasil desenvolvemos este material, que amplia o conhecimento sobre os estágios, mostra as obrigações das partes envolvidas e esclarece uma série de questões. Informe-se bem e aproveite a experiência. Lembre-se que tudo o que você aprende hoje poderá ser aplicado em todos os momentos da sua vida profissional. Caso você ainda tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a coordenação da sua unidade do COLÉGIO E CURSO MOVA.
23. Quem é a pessoa que assina o Termo de Compromisso e o Convênio na Unidade Concedente?

O Representante Legal da Empresa ou profissional designado pela Unidade Concedente para assinar estes documentos.

24. Quem deve assinar por último o Termo de Compromisso?

O Colégio e Curso MOVA é sempre a última a assinar o Termo de Compromisso, portanto o aluno deverá providenciar as demais assinaturas antes de levar o termo para assinatura.

Contudo antes precisa encaminhar o termo para analise da coordenação, para que seja realizado alterações quando necessárias antes de assinaturas, e deve sempre está em 3 vias uma para o aluno, um para a unidade cedente e uma para unidade de ensino.

25. O que é um Agente de Integração?

Agentes de Integração são organizações que prestam serviços administrativos relacionados ao estágio para empresas concedentes de estágio. São exemplos de Agentes de Integração: CIEE, etc.

26. Nos estágios realizados através de Agente de Integração, a documentação é a mesma?

Sim. Nesses casos o Agente de Integração será responsável pela emissão do Termo de Compromisso, mas para assinatura do Termo pelo Colégio e Curso MOVA, será necessária à apresentação do do documento para leitura previamente para acaso exista a necessidade de alterações.

27. Posso prorrogar meu estágio?

Sim. O aluno deverá solicitar (antes do encerramento do estágio) na empresa ou na coodenação, de forma escrita com ciência de consequentemente adiar sua formação, o Termo Aditivo de Prorrogação e o Plano de Estágio Aditivo, informando a nova data de término e demais alterações a serem feitas (horários, atividades, etc.).

28. Posso realizar estágio em horários diferentes dos previstos no Termo de Compromisso?

Não. Caso seja necessário o aluno deverá solicitar a emissão de Termo Aditivo alterando os horários.

29. Como faço para alterar os horários de meu estágio?

O aluno deverá encaminhar-se ao RH da empresa caso não curricular ou a coordenação em caso curricular, e solicitar a troca de turma sendo esse procedimento podendo gerar custos. Será como um novo agendamento apenas caso exista a vaga imediata caso contrário o mesmo aguardará o inicio da nova vaga.

30. Com quem devo conversar quando tiver dúvidas em relação as atividades de estágio?

Na empresa o estagiário deverá estar sempre em contato com o seu Supervisor para receber orientação quanto às dúvidas pertinentes às atividades de estágio. E no Colégio e Curso MOVA deve realizar contato com a coordenação.

31. O que devo fazer para rescindir o meu Termo de Compromisso de Estágio?

O aluno deverá encaminhar-se ao RH da empresa ou a coordenação, com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência e solicitar a rescisão, de forma formal e devidamente assinada e datada.

32. O que devo fazer ao término do Estágio Obrigatório?

O aluno deverá assinar a folha de avaliação final com o supervisor, e o professor entregará o Relatório Final de Estágio, com as assinaturas do aluno, do supervisor da unidade concedente de estágio a coordenação.

No fim de todos os campos de estágio o aluno deve entrar em contato com a coordenação de sua unidade do Colégio e Curso MOVA , para orientação e encaminhado para prosseguimento da rotina nesse momento para com a secretaria da unidade.

33. Posso fazer estágio nas dependências (laboratório, sala, setor administrativo) Colégio e Curso MOVA?

Sim. Poderá fazer estágio no Colégio e Curso MOVA desde que exista na unidade essa possibilidade para seu curso de formação.

34. Quando o aluno terminar todas as atividades obrigatórias do curso (disciplinas, TCC, atividades complementares, etc...) ele poderá continuar fazendo estágio não obrigatório?

Não. Após a conclusão das atividades obrigatórias o aluno não poderá continuar realizando estágio, pois já é considerado aluno formado.

35. Existe alguma forma de estágio sem vínculo com o Colégio e Curso MOVA?

Não. A Lei 11.788/08 exige que a Instituição de Ensino seja interveniente em todos os estágios de seus estudantes.

36. Qual a Legislação que rege o estágio?

O estágio é regido principalmente pela Lei 11.788/08. Além desses, deve-se observar os Projetos de cada curso demais regulamentos internos, conforme o caso.

37. Não encontrei a resposta para minha dúvida aqui, com quem posso falar para obter mais informações sobre estágio?

Pode procurar diretamente a coordenação da sua unidade do Colégio e Curso MOVA, entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail (somente para alunos).